Parlamento Jovem reúne 77 alunos do ensino médio de todo o País para uma jornada parlamentar em Brasília

 

Estudantes serão deputados por uma semana

Entre segunda (26) e sexta-feira (30) os dias 26 e 30 de setembro, 77 estudantes de escolas públicas e privadas de todos os estados do país vão vivenciar na prática o processo democrático através da experiência de uma jornada parlamentar em Brasília.

Os participantes foram selecionados por assessores legislativos da Câmara a partir de quase mil projetos enviados às secretarias estaduais de educação. Jovens de 16 a 22 anos matriculados no 2º e 3º anos de instituições de ensino médio puderam participar.

Projetos na área de Educação foram o destaque, com mais de metade das propostas, em meio a temas como economia, saúde, segurança pública, meio ambiente, esporte, cultura e outros. As proposições sugerem desde a inclusão de disciplinas nas grades curriculares das escolas públicas à adoção de energias renováveis e praticas sustentáveis, por exemplo.

Conheça os participantes deste ano e seus projetos em http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2011-1/conheca-os-projetos-e-os-parlamentares-jovens-de-2011

Coordenadora do Parlamento Jovem na Secretaria de Educação da Bahia desde 2009, Lara Carneiro acredita que a iniciativa auxilia a formação dos estudantes.   “Um programa como esse nas escolas é muito importante para disseminar o conhecimento em política e áreas relacionadas entre os jovens. A experiência de vida e a bagagem cultural que eles adquirem é visível, um divisor de águas para os que têm a oportunidade de participar. Ajuda muito também na escolha profissional, seja ela ligada ou não à política”.

Presidente do primeiro Parlamento Jovem, em 2004, o estudante de Administração Antônio José Daniel recorda com carinho dos dias que passou como deputado jovem. “Foi a melhor experiência que tive até hoje em termos de política da juventude. Apesar de breve, foi fascinante: abriu minha cabeça com novas ideias e deu elementos para que formasse uma visão crítica mais realista sobre a política”, diz Daniel, que hoje é assessor parlamentar em Salvador (BA).

Facebook
Antes mesmo do início do evento, os parlamentares jovens de 2011 já movimentam as redes sociais. Eles criaram um grupo no Fecebook para se conhecer e conversar sobre política, sociedade, cultura e outros assuntos.

Phirtia Rodrigues, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, abriu a rodada de discussões na rede: “Minha ideia, é promovermos debates sobre diversos temas. Assim, acumulamos conhecimentos e trocamos experiências”, sugere. Gabriele Santos, da Escola Estadual Profª. Catharina Pavale Padovani, de Piracicaba (SP), demonstrou ânimo e empenho para o desafio. “Somos vencedores só por chegar até lá. Tudo é em prol do nosso País, portanto façamos com muito carinho e dedicação.”


Print Friendly, PDF & Email