A Diretoria-Geral do Senado realizou, na manhã desta segunda-feira (13), mais um encontro do ciclo de palestras intitulado “Conhecendo o Senado”. Na ocasião, foram apresentadas as atribuições do Programa Senado Verde e da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle (Conorf).

O ciclo de palestras é destinado aos servidores, comissionados e terceirizados das diferentes áreas da Casa e tem como objetivo aprimorar os trabalhos legislativos necessários para aperfeiçoar o desempenho das atividades parlamentares.

A diretora geral adjunta, Rosa Maria Gonçalves, que abriu o encontro de hoje, comentou a importância da iniciativa.

– Este programa tem como finalidade divulgar os produtos e serviços do Senado para o público interno. Com mais informações sobre a estrutura e o funcionamento das secretarias, os funcionários poderão realizar um trabalho cada vez melhor – disse Rosa.

Segundo a coordenadora do Senado Verde, Andréa Valente, o programa serve para diminuir a emissão de resíduos e incentivar a conscientização ambiental dentro do Senado.

– O Senado Verde foi criado em 2007 e a ideia é que vários setores da Casa possam participar e desenvolver ações baseadas no conceito de sustentabilidade, com a redução, reutilização e reciclagem de materiais – afirmou Andréa.

O consultor-geral do Orçamento, Orlando Sá, mostrou como são desempenhadas as atividades da Conorf.

– A consultoria é o órgão designado para assessoramento técnico na área de planos e orçamentos públicos, fiscalização e controle. Esse trabalho é realizado em parceria com a Secretaria-Geral Mesa, com a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e com os gabinetes – disse ele.

Orlando Sá também explicou o funcionamento da ferramenta Siga Brasil, informando tratar-se de um programa de transparência orçamentária, onde os cidadãos podem analisar a destinação dos recursos públicos. A ferramenta pode ser acessada pela internet e disponibiliza um banco de dados sobre a execução financeira e orçamentária do governo federal.

 Agência Senado


Print Friendly, PDF & Email